A Comunidade Aprender Criança foi criada em 2006 introduzindo a Neurociência da Educação em nosso país, hoje conta com mais de 5000 membros em todo o Brasil.

Com o advento da Neurociência Cognitiva no final da década de 70 e a avalanche de novos conhecimentos sobre como o cérebro infantil se desenvolve e aprende a partir da década de 90, tornava-se clara a necessidade emergente de maior interação e transmissão de conhecimentos aplicados entre as Neurociências, a Psicologia e a Educação. Assim, no início desse século 21 foi criada a International Mind, Brain, and Education Society (www.imbes.org) por cientistas de Harvard, do Massachussets Institute of Technology e outras renomadas instituições educacionais americanas e europeias, com o objetivo de transformar os mais recentes conhecimentos sobre o desenvolvimento e funcionamento cerebral em práticas pedagógicas de vanguarda. Iniciava-se a pavimentação de um caminho que, desde então, tem nos permitido chegar, com a segurança das evidências científicas, a lugares antes completamente desconhecidos.

A Comunidade Aprender Criança foi criada em 2006 introduzindo a Neurociência da Educação em nosso país. Hoje com mais de 5.000 membros representando todos os estados brasileiros a Comunidade Aprender Criança é uma organização acadêmica, virtual e gratuita com a missão de desenvolver a interface entre as Neurociências e a Educação. Contando com profissionais das áreas da Saúde e Educação, a Comunidade Aprender Criança disponibiliza gratuitamente aqui no site do Instituto Glia, material sobre desenvolvimento, saúde mental, transtornos mentais, funções executivas e outros temas da Neuropsicologia e Neuropsiquiatria da infância e adolescência. São numerosos vídeos, cartilhas, livros virtuais, apresentações em congressos e artigos científicos). Periodicamente os membros recebem um boletim chamado Notícias do Cérebro, com notícias e novos materiais em Neurociência da Educação.

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Entre as contribuições mais importantes da Comunidade Aprender Criança destaca-se o Projeto Atenção Brasil, um amplo e inédito estudo populacional iniciado em 2009, realizado com uma amostra final de 5.961 crianças e adolescentes de 87 cidades e 18 estados brasileiros, cobrindo as cinco regiões nacionais. Com a participação voluntária de mais de mil membros da Comunidade, após planejamento amostral cuidadoso, foram selecionados 124 professores que representavam adequadamente a distribuição demográfica da população infantil Brasileira. Esses professores foram treinados via internet em como selecionar a amostra e aplicar os questionários aos pais e professores.

A fase inicial do projeto resultou em mais de três dezenas de artigos científicos publicados em revistas indexadas, além de prêmios em congressos nacionais e internacionais. No entanto, há que se destacar o fruto mais importante desse estudo, a “Cartilha do Educador: educando com a ajuda das Neurociências” de download gratuito aqui no site do Instituto Glia. O Projeto Atenção Brasil revelou um verdadeiro retrato da infância e adolescência Brasileira identificando, com instrumentos validados cientificamente, fatores de risco e proteção em saúde mental e desempenho escolar.

Outra grande contribuição da Comunidade Aprender Criança foi a “Cartilha da Inclusão Escolar: incluindo com base em evidências científicas”. A partir do congresso Aprender Criança de 2012 esse trabalho de muitas mentes foi organizado, apresentado em formato de proposta e votado pelos membros da Comunidade, resultando na cartilha que reúne recomendações de suporte escolar para crianças com deficiências (intelectual, visual, auditiva e motora) e necessidades educacionais especiais (Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Talentosos e Superdotados), assim como apresenta um projeto de Inclusão Escolar a ser aplicado pelas escolas brasileiras levando em conta toda sua diversidade.

Esse esforço cuidadoso de tradução das descobertas nos laboratórios de pesquisa para a Escola e o Educador é o desafio da Comunidade Aprender Criança e o nosso compromisso com você. Nós não podemos perder a oportunidade que o momento histórico apresenta, aprimorar o ensino e as escolas guiando os Educadores através de um caminho hoje bem pavimentado pela Ciência.

Esperamos que a Comunidade Aprender Criança continue cumprindo sua valiosa missão colaborando para a chegada de um tempo em que todo estudante, em sua diversidade de habilidades e dificuldades, seja contemplado com a vanguarda do conhecimento sobre o cérebro, pois só assim “nenhuma criança ficará para trás”!