1. Avaliação online: esta avaliação consiste em três questionários a serem preenchidos pelos pais (ou responsável), professor e a própria criança (se alfabetizada e com ao menos 9 anos de idade). As perguntas são de múltipla escolha e em conjunto revelam o desempenho da criança ou adolescente nos seguintes setores:
 
• Saúde mental (bem-estar psicológico)
• Habilidades sociais
• Funções executivas “quentes” (regulação emocional e inibição comportamental)
• Funções executivas “frias” (objetivar, planejar,organizar, iniciar, focar, perseverar, monitorar, flexibilizar e operacionalizar)
• Metacognição (estratégias de estudar, escutar, anotar, ler, compreender, redigir, pesquisar, se preparar e fazer provas)
• Motivação escolar

Ao adquirir o Método Glia você recebe acesso à avaliação online e recebe o kit com os materiais pelos Correios.

Caso o professor não possa preencher ou a criança não tenha 9 anos de idade ou não seja ainda alfabetizada, esses questionários são dispensados. O questionário dos pais é obrigatório para o levantamento final.
Os questionários podem ser impressos e entregues para os pais, professor ou criança preencherem. Dessa forma, o terapeuta da criança, de posse dosquestionários preenchidos em papel, pode inserir os dados na plataforma digital para obter imediatamente o relatório final.
O relatório aponta o desempenho da criança comparativamente ao esperado para seu sexo e idade, primeiramente sob a forma
de valor obtido/valor normal, como em exames de sangue de rotina. Na parte final são emitidos quatro gráficos chamados spiders, por se assemelharem a uma teia de aranha, que ilustram com clareza esse mesmo desempenho nas diversas áreas avaliadas.

2. Cartilhas: A avaliação online das habilidades e dificuldades permite colocar em prática as intervenções contidas nas cartilhas que acompanham o Método Glia.
• Cartilha azul: destinadas aos pais, professores e terapeutas e ensinam o que são funções executivas, como identificá-las e educá-las no dia a dia da criança, em casa e na escola.
• Cartilha laranja: destinada ao terapeuta (das áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) compreende um programa de intervenções dinâmicas e divertidas focadas em funções executivas e metacognição, baseadas em técnicas de terapia cognitivo comportamental, com o objetivo de potencializar o aprendizado, regulação emocional e controle comportamental.
• Cartilha verde: destinada ao Professor da escola ou particular, ou ainda ao psicopedagogo que atua com a criança, com instruções para atividades que desenvolvem funções executivas e metacognição.

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3. Vídeos: Acompanham o Método Glia dois vídeos especialmente produzidos para dar suporte às intervenções em casa, na escola ou na clínica, com duração total de 60 minutos.
• O primeiro sobre o que são funções executivas e como identifica-las na criança ou adolescente em casa e na sala de aula.
• O segundo, como educar, reabilitar e estimular essas funções fundamentais para o desenvolvimento infantil.
 
4. Lâminas: O Método Glia também traz 19 lâminas com ilustrações das funções executivas (objetivar, planejar, organizar, focar, iniciar, perseverar, monitorar, flexibilizar, inibir, regular e operacionalizar) e metacognitivas (estratégias de estudar, escutar, anotar, ler, compreender, redigir, pesquisar, se preparar e fazer provas) para serem afixadas em casa, na sala de aula ou no consultório, servindo de referência para as intervenções.