Evidências científicas robustas comprovam a eficiência dessas intervenções multialvo em saúde psicológica e funções executivas, propiciando um desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico pleno da criança ou adolescente.
O Método Glia se destina a todas as crianças e adolescentes com idade entre 5 e 18 anos, com ou sem dificuldades comportamentais, emocionais ou de aprendizado. Crianças que apresentam necessidades educacionais especiais ou deficiências (visual, auditiva, motora ou intelectual) podem igualmente ser bastante beneficiadas pelo método.
As evidências científicas atuais comprovam que as funções executivas (FE) determinam uma série de desfechos de extrema importância ao longo da vida como desempenho acadêmico, saúde mental, competência social, realização profissional, estabilidade conjugal e saúde geral, entre outros. As FE encontram-se deficitárias em condições como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, outros Transtornos Mentais e nos Transtornos Específicos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, etc.). Mesmo crianças e adolescentes que não apresentem esses transtornos podem ter dificuldades importantes em FE.
A boa nova é que as pesquisas mais recentes revelam que as FE podem ser educadas desde bem cedo prevenindo déficits futuros, podem ser reabilitadas nas crianças que as apresentam deficitárias e estimuladas naquelas cujo desempenho é apenas mediano.